Avaliação Ambiental do Trabalho

Avaliação ambiental dentro do trabalho.

Avaliação Ambiental do Trabalho

O principal objetivo da Avaliação Ambiental do Trabalho é avaliar as condições de segurança para o patrimônio, público e privado. Do mesmo modo para os arredores do local verificado: natureza, população que mora na região, etc. Ou seja, um estudo de risco deve demonstrar com um grau de certeza considerado confiável. A probabilidade da ocorrência de um desastre e suas respectivas conseqüências, estão devidamente controladas.

O Analista de Risco Ambiental está inserido nesse contexto. Esse profissional procura identificar antecipadamente os perigos nas instalações, processos, produtos e serviços. A ação é feita para descobrir os riscos associados para o homem, o meio ambiente e a propriedade, propondo medidas para o seu controle.

Processo da análise

As avaliações são realizadas no ambiente de trabalho com o objetivo de identificar os agentes existentes no local. Eles são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores, sendo classificados em: Riscos Físicos, Riscos Químicos e Riscos Biológicos.

Esses agentes ambientais são avaliados e quantificados conforme metodologia específica para cada tipo de agente. As avaliações ambientais são de extrema importância para subsidiar os programas de prevenção (LTCAT, PPRA, PGR, PCMAT, PPR, PCA, PPP).

Dessa forma a empresa terá evidências objetivas com relação à exposição do trabalhador aos agentes existentes no ambiente de trabalhado. Assim a necessidade ou não da implantação de medidas preventivas e/ou caracterização do adicional de insalubridade conforme determina a Portaria 3.214/78 em sua Norma regulamentadora nº 15.


Avaliação

Avaliar-1

Processo que mede/dimensiona/avalia os riscos para segurança e saúde dos trabalhadores decorrentes das fontes de riscos no local de trabalho. É um processo que nos permite dimensionar a exposição dos trabalhadores e tirar conclusões sobre o nível de risco para saúde humana.

É uma análise sistemática de todos os aspectos relacionados com o trabalho e permite identificar:

  • Possíveis lesões ou danos.
  • Prever e prevenir os perigos.
  • As medidas de prevenção ou proteção para controlar os riscos.

O objetivo da avaliação da exposição é determinar a magnitude, frequência e duração da exposição dos trabalhadores a um agente de riscos e agir preventivamente na fonte geradora destes riscos. Geralmente são realizadas para estimar a exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais a fim de obter informações para projetar ou mensurar a eficiência de medidas de controle.


Solicitar orçamento: Processo



Prevento - Passos